info@histedup.com +351 217 943 711
info@histedup.com +351 217 943 711

Boletim 02

Boletim nº 02

Abril 2015
HISTEDUP_boletim02

EDITORIAL

Todos sabemos que o caminho faz-se… caminhando.
Não é necessário sermos profetas para também sabermos que nem sempre o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha recta.
Não precisamos de ser mensageiros da desgraça para também conhecermos as várias pedras que surgem no nosso caminho diário. Não precisamos de as utilizar para fazermos catedrais, mas pelo menos, devemos convictamente informar que não são elas que nos impedem de atingir os objetivos a que nos propusemos.
Não precisamos também de grandes mandatos coletivos para sabermos até onde podemos ser úteis e, embora não sendo convencidos, também não precisamos de usar uma falsa modéstia para, quando atingimos pequenos objetivos, sentirmos que uma parte dos nossos deveres já estão concretizados.
Só agora começamos, mas a “obra” que nos antecede mostra que temos plena justificação para estarmos aqui! Só agora tornamos evidente uma institucionalização enquanto grupo, que só o é porque já tinha uma identidade que devemos a todos aqueles que a foram legitimando.
O problema é que talvez tenhamos apenas atingido o mais fácil, porque agora há que justificar quem somos, há que multiplicar evidências, numéricas enquanto grupo, mas sobretudo “produtos científicos” enquanto investigadores de uma área científica que temos dignificado mas que precisa do nosso contributo para continuar a ser respeitada.
Este esforço, pedimos agora a todos aqueles que queiram percorrer o caminho agora iniciado, exteriorizando a adesão, sugerindo etapas e contributos, partilhando sugestões, dando visibilidade a tudo o que nos une – inscrever a História da Educação na agenda científica nacional e internacional.
Um passo de cada vez, … mas não fiquemos parados!