info@histedup.com +351 217 943 711
info@histedup.com +351 217 943 711

Boletim 05

Boletim nº 05

Abril 2016
HISTEDUP_boletim05

EDITORIAL

Estamos sensivelmente a meio de um percurso que ousámos iniciar, rompendo com a apatia, carregada sempre de boas intenções mas pouca disponibilidade para encetarmos uma rutura que desse corpo e voz a um grupo com identidade científica própria. Temos procurado sobreviver afirmando-nos interna e externamente, contando com todos aqueles que têm confiado neste grupo, aparecendo, sugerindo, criticando mas revelando sempre interesse pelo caminho da HISTEDUP.
Hoje podemos já contar com algumas iniciativas, uma publicação, uma visibilidade junto de parceiros internos e externos que, tal como nós, têm o desejo de partilhar, dialogar, concretizar e perspetivar ações que reafirmem e destaquem o que nos une. Estamos empenhados em solidificar e alargar este espaço e estas parcerias promovendo ainda mais evidências sobre aquilo que somos capazes de fazer.
Do caminho percorrido será importante destacar o diálogo com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e com as Sociedades de História da Educação estrangeiras, seja no quadro de iniciativas comuns como são o COLUBHE ou o Encontro Ibérico, mas também marcando a nossa estratégia nos fóruns internacionais – ISCHE, CIHELA, entre outros – passando aí a figurar como interlocutores de nível e representatividade idêntica àquela que os nossos parceiros possuem.
Durante o COLUBHE a realizar no Porto entre 20 e 23 de junho, guardaremos um espaço (ver convocatória nesta Newsletter) para prestar contas, justificar opções, mas também, esperamos, para ouvir sugestões para a segunda parte do nosso mandato. Sendo importante o pagamento das quotas, diríamos que muito mais importante será o contributo intelectual, pessoal, frontal, produtivo para aquilo que queremos que seja a nossa Associação.
Nós vamos passar mas o maior desejo é deixarmos um grupo que seja capaz de dar continuidade a um projeto (HISTEDUP) que, sempre acreditámos e foi por isso que nos disponibilizámos, sendo uma ambição histórica, tem todas as potencialidades para se inscrever no tempo longo, deixando de lado as divergências do tempo curto.

A Direção