info@histedup.com +351 217 943 711
info@histedup.com +351 217 943 711

Boletim 13

Boletim n.º 13

Fevereiro 2021

EDITORIAL

A Direção da HISTEDUP faz votos para que todos/as os/as colegas se encontrem bem nesta fase tão difícil das nossas vidas tanto em termos pessoais como profissionais.

Uma das implicações da situação de pandemia que nos atormenta há quase um ano é o adiamento ou a alteração do formato dos principais eventos académicos que contribuíam para a dinamização da atividade das nossas comunidades de referência. No ano de 2020 congressos como o COLUBHE, a ISCHE ou CIHELA, entre outros, tiveram que ser adiados em face da ausência de condições para a sua realização presencial.

O prolongamento da situação para o ano de 2021 já conduziu à conversão, de todos eles, em congressos virtuais o que, sendo uma boa alternativa para manter a sua realização, tem como natural consequência o empobrecimento das interações sociais e da vivacidade do debate intelectual. É assim que temos, já nos próximos dias 23 a 26 do presente mês de fevereiro, a realização virtual do XII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – COLUBHE 2020, inicialmente previsto para Cuiabá (Mato Grosso, Brasil).

Entre 16 e 19 de junho de 2021 realizar-se-á, no mesmo formato, mais uma das conferências anuais da International Standing Conference for the History of Education – ISCHE 42, originalmente prevista para Örebro (Suécia). Finalmente, entre 20 e 23 de julho de 2021, realizar-se-á o XIV Congresso Ibero-americano de História da Educação – CIHELA 2021, previsto para Lisboa e recentemente convertido em congresso virtual.

Podem encontrar informações sobre todos estes eventos académicos no presente número do Boletim, a par das habituais rubricas (vida associativa, notícias e destaques, recensões críticas, publicações, etc.).

Como a HISTEDUP, para viver e desenvolver a sua atividade, necessita do apoio de todos os associados vimos renovar o pedido para que mantenham as quotas em dia ou, no caso daqueles que ainda não formalizaram a sua adesão, para que o façam seguindo as indicações presentes na rubrica respetiva do presente número ou no sítio da Associação na internet.

As dramáticas circunstâncias que temos atravessado contribuíram, naturalmente, para uma drástica diminuição da atividade associativa, para a qual a dimensão presencial é decisiva. Fazemos votos para que possamos retomar, daqui a alguns meses, a normalidade da vida social, designadamente no âmbito da nossa comunidade.

 

A Direção da HISTEDUP