EDITORIAL
Este Boletim sai poucos dias antes da realização de mais uma Assembleia anual da HISTEDUP. À semelhança do que acontece com as restantes associações, a Assembleia é um momento privilegiado para o diálogo entre os sócios e os corpos gerentes da nossa Associação. É igualmente o momento em que estes apresentam o relatório das suas atividades no ano transato bem como o plano de atividades para o ano que se inicia e aqueles questionam e discutem as opções tomadas. É, finalmente, um contexto adequado para a troca de informações e para a discussão de todas as questões que importam à nossa área. Aqui deixamos o apelo para que todos os associados estejam presentes na assembleia agendada para o próximo dia 12 de abril, às 18h, na sala 20 do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Nesse mesmo dia realiza-se o IV Encontro do projeto INOVAR, um projeto de investigação que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos três anos e que envolve cerca de duas dezenas de membros da nossa comunidade numa pesquisa original sobre escolas “diferentes” ao longo do século XX, muitas delas ainda não estudadas e parte delas ainda em atividade. Tratou-se de uma investigação que pôs em diálogo a história e a atualidade e que trouxe a História da Educação para o centro dos debates recentes sobre a inovação em educação. No final do Encontro é apresentado o principal produto desta pesquisa, uma obra que inclui a análise de quinze dos casos estudados. A HISTEDUP, que se tem associado a muitas das iniciativas do projeto INOVAR, faz votos para que este encerre as suas atividades com todo o sucesso.
A conferência de 2019 da ISCHE realiza-se dentro de alguns meses, como é do conhecimento público, na Universidade do Porto, mais concretamente na sua Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. A organização recebeu mais de oito centenas de propostas tendo em conta as diversas modalidades, o que já é um bom testemunho no que se refere ao sucesso desta iniciativa que conta com a nossa colaboração. O tema “spaces and places of education”, desdobrado em sete eixos abertos e desafiantes, revelou-se uma boa aposta. Aqui manifestamos o desejo de que este grande evento internacional, que pela segunda vez se realiza no nosso país, seja um enorme sucesso e se repercuta positivamente na dinâmica da nossa comunidade.
Ainda este ano, no início de setembro, em Braga, realiza-se mais um Encontro Ibérico de História da Educação, o qual resulta de um trabalho já longo de parceria entre as duas comunidades. Desde a anterior edição que se lhe tem atribuído o carácter de uma summer school, procurando valorizar os projetos e o labor dos jovens investigadores sem esquecer o contributo sempre útil daqueles que desse ponto de vista já atingiram alguma senioridade. O formato escolhido favorece o diálogo e a participação, sendo para isso imprescindível a presença de todos/as a que aqui se apela.
Embora num horizonte não tão próximo, já dá os primeiros passos a organização do próximo Congresso ibero-americano de História da Educação (XIV CIHELA), a realizar em julho de 2020 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e que pela primeira vez se realiza em Portugal. A HISTEDUP assume-se como a principal organizadora deste evento, contando com a colaboração de um conjunto de outras entidades. Este Boletim dá conta, em primeira mão, do call for papers bem como de um conjunto de outras informações sobre este importante evento académico internacional.
A Direção da HISTEDUP